O uso da imagem como linguagem em sala de aula
Fecha
2010-11-19Autor
Carvalho, Terezinha Ivonice Santos de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Entre os recursos midiáticos, a imagem é um dos veículos facilitadores para o ensinoaprendizagem.
Todavia, o uso desta em sala de aula como ferramenta pedagógica tem sofrido
grande resistência por parte dos educadores, habituada às formas tradicionais de linguagens. A
imagem é uma realidade que faz parte do mundo do educando e, corroborando com sua finalidade de
poder persuasivo, cada vez mais ela invade os mesmos espaços que, erroneamente, supomos ter o
“controle”. Essa disputa de espaço entre o espectador e a imagem, impossibilita ignorá-la, pois esta
atitude nos colocaria na posição de omissos aos possíveis efeitos negativos destas sobre aqueles
que não se preparam para assimilá-la com discernimento, no caso, nosso aluno e sua relação com o
mundo. Visando colaborar para o início de uma difícil, porém necessária reversão desta realidade,
esse trabalho tem como objetivo demonstrar, a partir de pesquisas e, por fim, de exemplos concretos,
que o uso da imagem em sala de aula como linguagem, é tão ou mais produtivo do que outros
métodos tradicionais.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: