Direitos humanos e ações afirmativas: o (des)velar dos caminhos para a igualdade no ensino superior
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2016-08-18Metadatos
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Nesta dissertação analisamos as legislações humanitárias internacionais e brasileiras em busca dos conceitos e determinações para a igualdade, focada nas Ações Afirmativas e nos Direitos Humanos para os Negros no Ensino Superior. A pesquisa trata de um estudo de caso pontuado na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Primeiramente, delineamos os caminhos metodológicos pretendidos na busca de organizar as ideias. Na sequência, procuramos levantar as questões legislativas internacionais que o Brasil está inserido e verificamos a historicidade da legislação humanitária internacional até os dias atuais. Em continuidade, observamos estas normas internacionais sendo aplicadas nas leis nacionais. Para amparo destas situações buscamos os diálogos teóricos sobre o tema em questão, sempre focando numa apreciação comparada da visão mundial e brasileira na intenção de coadunar com os estudos e a linha de pesquisa do Mestrado em Educação “Práticas Escolares e Políticas Públicas” e sua subdivisão “Educação e Direitos Humanos (Ações Afirmativas)”. Ao final,no último capítulo, esquadrinhamos a historicidade da UFSM nos oito anos de Ações Afirmativas, juntamente dos dados estatísticos de órgãos de pesquisa renomados no Brasil, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Ao fim, percebemos que ainda tem muito a fazer em relação aos preocupantes números levantados e apresentamos possíveis caminhos para reparar a situação.
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