O uso do cartão de crédito pelos gaúchos: há a influência do valor da marca e do materialismo no comportamento impulsivo de compra?
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que podem influenciar ou não o comportamento impulsivo de compra dos gaúchos com o cartão de crédito, observando fatores demográficos e socioeconômicos. Além disso, busca verificar se o materialismo e o valor da marca impactam no comportamento de compra impulsivo e no uso do cartão de crédito pelos gaúchos. Foi adotado o método survey e foram aplicados face-a-face 384 questionários estruturados, observando o campo de calçados. A região de aplicação do estudo foi o estado do Rio Grande do Sul – Brasil, contemplando as sete mesorregiões do estado. Para a análise dos dados, foram utilizadas análise fatorial confirmatória, estatística descritiva, ANOVA, teste Z e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Nos resultados, foi possível verificar a concordância com os estudos de autores da área em três hipóteses testadas, sendo apenas uma das hipóteses com valores não significativos. Em geral, os gaúchos compram de forma impulsiva, o materialismo impacta as compras impulsivas com o uso do cartão de crédito, e o valor da marca não impactou significativamente nas compras impulsivas no contexto desta pesquisa.
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