Educação a distância na percepção dos alunos: o curso de Administração a distância da UFSC
Resumo
A pesquisa objetivou responder ao seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção dos alunos do Curso de Administração a distância da UFSC sobre a qualidade do Curso e a sua colaboração para a empregabilidade? Para tanto, o pesquisador coletou dados através de um questionário, que foi aplicado no dia da realização da prova da disciplina de Administração de Materiais do Curso. Fizeram parte da amostra 185 alunos, de 4 estados distintos e que estão presentes em 12 diferentes pólos. Os resultados e as discussões da pesquisa possibilitaram avaliar a percepção dos estudantes a distância para uma série de questões relacionadas a qualidade da educação a distância e o desenvolvimento de habilidades para o emprego. A pesquisa sugere-se que os gestores e atores pedagógicos do Curso de Administração a distância atentem para: a) a clareza do conteúdo da mídia impressa; b) a qualidade de som e imagem das vídeos-aulas; c) a utilização da ferramenta calendário do Ambiente Virtual; d) a visualização das notas do Ambiente Virtual; e) a ferramenta de bate papo (Chat); f) ao planejamento das atividades do Curso, pois muitos alunos reclamam de falta de tempo; g) as habilidades que os alunos consideram importante desenvolver em sua carreira. A pesquisa permite concluir que as políticas de expansão da educação superior devem continuar apoiando o crescimento da educação a distância, uma vez que, pelo menos do ponto de vista dos alunos, o serviço está sendo muito bem prestado.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [365]