Efeitos do treinamento auditivo computadorizado no distúrbio do processamento auditivo
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2015-12-15Metadatos
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Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar os efeitos do Treinamento Auditivo Computadorizado (TAC) por meio do uso de software em escolares, de 7 anos a 8 anos e 11 meses, com distúrbio do processamento auditivo (DPA) com sistema fonológico típico e atípico, utilizando medidas comportamentais, eletrofisiológicas, subjetivas e suas correlações. A amostra foi composta por 14 crianças que passaram por uma avaliação audiométrica básica e testes comportamentais do processamento auditivo-PA (Teste de Detecção de Intervalo Aleatório-RGDT, Teste de Inteligibilidade Pediátrica-PSI e Teste Dicótico Não Verbal-TDNV). Após para composição dos grupos, realizou-se a Avaliação Fonológica da Criança. Os outros procedimentos de avaliação foram: Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (PEALL) e Escala de Funcionamento Auditivo-SAB. Depois, foram distribuídos em dois grupos: G1 – sete crianças com DPA e aquisição fonológica típica e G2 – sete crianças com DPA e aquisição de fala atípica, todos receberam 12 sessões de TAC realizadas duas vezes por semana. Duas semanas após o término do TAC, foram realizadas novamente as avaliações comportamentais, eletrofisiológica e escala SAB. Para análise dos resultados, utilizaram-se o teste McNemar para verificação das variáveis categóricas, teste de Mann-Whitney para análise de valores numéricos entre os grupos, teste de Wilcoxon para comparação entre as avaliações pré e pós-TAC, sendo o nível de significância de 5% (p<0,05). Adicionalmente, para análise entre os escores obtidos na escala SAB e o desempenho nas avaliações comportamentais e eletrofisiológicas utilizou-se o teste de correlação de Spearman. Esta dissertação está estruturada no modelo alternativo, o qual inclui introdução, revisão de literatura, metodologia geral, seguida de dois artigos científicos, discussão geral que integra os resultados de ambos os artigos, conclusão, referências bibliográficas e anexos. Conforme os resultados encontrados, pode-se concluir que TAC mostrou-se eficaz para melhorar os processos gnósicos auditivos relacionados aos testes comportamentais do PA (RGDT e TDNV) em escolares diagnosticados com DPA, apresentando aquisição de fala típica e atípica, do presente estudo. Observaram-se também, modificações biológicas por meio das medidas de latência das ondas do PEALL. Tais achados mostram o efeito da plasticidade no sistema nervoso central após intervenção terapêutica. Além disso, houve mudanças funcionais verificadas pela escala SAB.
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