Efeitos do treinamento auditivo computadorizado no distúrbio do processamento auditivo
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar os efeitos do Treinamento Auditivo Computadorizado (TAC) por meio do uso de software em escolares, de 7 anos a 8 anos e 11 meses, com distúrbio do processamento auditivo (DPA) com sistema fonológico típico e atípico, utilizando medidas comportamentais, eletrofisiológicas, subjetivas e suas correlações. A amostra foi composta por 14 crianças que passaram por uma avaliação audiométrica básica e testes comportamentais do processamento auditivo-PA (Teste de Detecção de Intervalo Aleatório-RGDT, Teste de Inteligibilidade Pediátrica-PSI e Teste Dicótico Não Verbal-TDNV). Após para composição dos grupos, realizou-se a Avaliação Fonológica da Criança. Os outros procedimentos de avaliação foram: Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (PEALL) e Escala de Funcionamento Auditivo-SAB. Depois, foram distribuídos em dois grupos: G1 – sete crianças com DPA e aquisição fonológica típica e G2 – sete crianças com DPA e aquisição de fala atípica, todos receberam 12 sessões de TAC realizadas duas vezes por semana. Duas semanas após o término do TAC, foram realizadas novamente as avaliações comportamentais, eletrofisiológica e escala SAB. Para análise dos resultados, utilizaram-se o teste McNemar para verificação das variáveis categóricas, teste de Mann-Whitney para análise de valores numéricos entre os grupos, teste de Wilcoxon para comparação entre as avaliações pré e pós-TAC, sendo o nível de significância de 5% (p<0,05). Adicionalmente, para análise entre os escores obtidos na escala SAB e o desempenho nas avaliações comportamentais e eletrofisiológicas utilizou-se o teste de correlação de Spearman. Esta dissertação está estruturada no modelo alternativo, o qual inclui introdução, revisão de literatura, metodologia geral, seguida de dois artigos científicos, discussão geral que integra os resultados de ambos os artigos, conclusão, referências bibliográficas e anexos. Conforme os resultados encontrados, pode-se concluir que TAC mostrou-se eficaz para melhorar os processos gnósicos auditivos relacionados aos testes comportamentais do PA (RGDT e TDNV) em escolares diagnosticados com DPA, apresentando aquisição de fala típica e atípica, do presente estudo. Observaram-se também, modificações biológicas por meio das medidas de latência das ondas do PEALL. Tais achados mostram o efeito da plasticidade no sistema nervoso central após intervenção terapêutica. Além disso, houve mudanças funcionais verificadas pela escala SAB.
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