Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
Abstract
A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem implicações no ambiente escolar. Dessa forma, esta pesquisa buscou realizar relações entre o processo de avaliação em larga escala e a participação dos alunos público-alvo da Educação Especial, tendo por objetivo conhecer e analisar a participação desses alunos na Prova Brasil. A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, a partir dos estudos de Ludke e André (1986) e Neves (1996), além da contribuição de autores como Maturana e Varela (2011) e Vasconcellos (2002). Para a produção de dados, utilizamos de observações (GIL, 2009) durante a aplicação da Prova Brasil do ano de 2015 e de entrevistas (LUDKE; ANDRÉ, 1986) com as professoras da sala regular das turmas que têm alunos público-alvo da Educação Especial e com as professoras da Educação Especial de cada escola. A produção analítica dos dados deu-se por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A partir dos resultados, podemos afirmar que a participação dos alunos público-alvo da Educação Especial, nas avaliações em larga escala, previu a presença de um monitor para auxiliar durante a realização da Prova Brasil, porém, esse auxílio foi efetivado pelas professoras da Educação Especial. Os alunos tiveram um tempo a mais para finalização da Prova Brasil (trinta minutos), ainda assim não conseguiram finalizar a Prova em tempo, necessitando marcar aleatoriamente as respostas no cartão resposta. Além disso, os alunos verbalizam cansaço durante a realização da Prova, necessitando de interrupções sucessivas para ir ao banheiro e beber água. Quanto à participação desses alunos nas avaliações em larga escala, as professoras apontam para a necessidade de adaptações no instrumento avaliativo, as quais podem ser realizadas pela escola, pelos professores, por estes conhecerem as necessidades dos alunos. As professoras acreditam que as adaptações podem ser uma alternativa para garantir maior fidelidade à mensuração do aprendizado dos alunos público-alvo da Educação Especial nas avaliações em larga escala. De uma forma geral, os processos de avaliação em larga escala têm provocado mudanças no cotidiano escolar, especialmente no que tange a preparação para as provas e preocupação na melhoria ou manutenção da colocação no IDEB. Os professores e gestores estão sendo impelidos a pensar em simulados e em provões também para os alunos público-alvo da Educação Especial no intuito de sustentação ou qualificação da nota no IDEB.
Collections
The following license files are associated with this item: