Objetos de aprendizagem aplicados à prática pedagógica: estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria - RS
Fecha
2012-12-01Autor
Rodrigues, Adriana de Fátima Cruz
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo possui como objetivo geral verificar a funcionalidade de objetos de aprendizagem nas
práticas pedagógicas adotadas por docentes de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública
Estadual localizada na cidade de Santa Maria - RS. Trata-se de um estudo que propõe a continuidade
de uma pesquisa realizada na mesma escola no primeiro semestre do ano de 2012, que trabalhou o
olhar do estudante acerca dos objetos de aprendizagem utilizados em sala de aula. Visando ter um
panorama geral a respeito do entendimento dos públicos envolvidos em relação às facilidades e
limitações, este trabalho propõe como pesquisa de campo, entrevistas junto aos docentes que
trabalham e inserem objetos de aprendizagem em suas práticas pedagógicas, totalizando quatro
entrevistados. Os resultados apurados demonstram: (i) o comprometimento em relação à
aplicabilidade do uso de objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas e, esses, no
entendimento dos entrevistados referem-se não somente a materiais midiáticos, envolvendo recursos
educacionais e toda e qualquer tecnologia que esteja à disposição dos estudantes para fins de
aprendizagem, como: livros, revistas, jornais; (ii) o alinhamento em relação a percepção sobre a
importância de incentivar a utilização de tais recursos buscando a motivação e o incentivo dos alunos
em prol do aprendizado e, (iii) a necessidade de uma maior conscientização da escola sobre a
questão da capacitação e incentivo em relação aos objetos de aprendizagem, tendo em vista que a
motivação em sua grande maioria, parte do docente.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: