O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
Abstract
Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, principalmente aos estudantes de escolas públicas. Essa realidade é ainda mais acentuada quando observada as escolas localizadas ou quando os alunos são provenientes de zonas de vulnerabilidade social, o que para muitos autores, se constitui como o fator que contribui para o mau desempenho e a evasão escolar. Os altos índices de reprovação e abandono escolar registrados nos últimos anos no Rio Grande do Sul, para todos os níveis socioeconômicos, fez a Secretaria de Educação (SEDUC) repensar a forma como o ensino médio estava sendo administrado, instituindo, dessa forma, o Ensino Médio Politécnico em 2012, como uma proposta diferenciada e de acordo com os demais documentos da educação brasileira. Pensando nisso, buscou-se como referencial teórico, o Método Cognitivo-histórico (MCH) proposto por Nersessian (2008) por apresentar ferramentas que oportunizem aos estudantes entender os processos científicos por meio da história e atitudes de seus próprios autores, aumentando a qualidade de seu pensamento científico, o uso do raciocínio e o desenvolvimento de metodologias operacionais próprias em diversas interações nas aulas de Física. Além disso, implementou-se os materiais desenvolvidos através da abordagem do Ensino Explícito, que favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos estudantes, totalmente fundamentada na psicologia cognitiva e já comprovada em diversos trabalhos. A metodologia de coleta de dados escolhida para essa pesquisa foi o modelo experimental Solomon Four – Group Design, onde a intervenção baseada no MCH contou com um protocolo bem definido: pré-teste constituído de duas questões com situações cotidianas; a intervenção composta de texto sobre a vida, carreira, contexto histórico e social, experimentos cruciais de cientistas escolhidos de acordo com conceitos fundamentais estudados por eles, explanação dos conceitos, exemplos, problemas e por uma atividade prática, com roteiro, relacionada ao cientista estudado; o pós-teste de cada cientista é composto de cinco questões de múltipla escolha. Os resultados desse trabalho possibilitaram responder que o MCH é uma ferramenta que se mostrou eficaz nas implementações em escola localizada na região administrativa centro-oeste da cidade de Santa Maria – RS para os conteúdos de Temperatura, Calor e Escalas Termométricas; Transformação Isotérmica; Leis de Ohm e Geradores Elétricos. Sobre o ensino explícito e a gestão dos aprendizados a maioria dos itens constituintes puderam ser realizados com nível de êxito elevado. Entretanto, os itens garantir uma taxa de sucesso elevada, verificar a compreensão e diferenciar de outra forma, necessitam de maior aperfeiçoamento. Esses itens estão relacionados, na maioria das vezes, aos alunos que faltam aulas consecutivas, o que acabam interferindo no seu aprendizado pelo fato da aula ter avançado e eles não. Para resolver esse problema é necessária a elaboração de estratégias que favoreçam a recuperação das atividades não realizadas.
The following license files are associated with this item: