De Blau a Riobaldo: a estratégia de narração como legado
Abstract
A presente pesquisa consiste em uma a análise comparativa entre as estruturas de narração das obras Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Nosso trabalho parte do princípio de que Simões Lopes Neto visava, por meio de seu texto: resgatar, registrar e perpetuar aspectos importantes do legado regional sul-rio-grandense. Para tanto, ampara-se em uma estratégia de narração já consagrada pela tradição literária, mas que ainda não aplicara-se à matéria regional. Tal expediente opera por intermédio da interação de quatro recursos: a nota de abertura, a fixação de um perfil de narrador regional, a opção pelo diálogo e a inserção de um interlocutor jovem. Entendemos que tal modelo foi absorvido por Guimarães Rosa, em Grande sertão: veredas, e inovado por ele. Essa projeção de ações, que compreende a criação de um modelo, sua posterior influenciação em outro, culminando em sua recriação e renovação, denominamos como processo de cristalização, mediação e inovação. Para identificá-lo, partimos de um levantamento das avaliações críticas acerca do regionalismo com o intento de defini-lo e atualizá-lo. Posteriormente, examinamos os contextos de produção das duas obras, objetivando identificar seu campo de influência. Finalmente, para compararmos as duas estruturas de narração, adotamos, como suporte teórico, o ensaio de Walter Benjamim O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1936), tencionando o perfilamento do modelo de narrador e os postulados de Dal Farra acerca do narrador em primeira pessoa e seu caráter ideológico. Do estudo benjaminiano, selecionamos três categorias para aproximação dos narradores Blau Nunes e Riobaldo: memória, loquacidade e conselho. Posteriormente, adotamos os postulados de Genette, a respeito da hipertextualidade, para seleção de critérios de comparação, especificamente: a transposição e a forjação. Após tais levantamentos, comparamos as estruturas de narração das duas obras, a partir de suas semelhanças, tendo como meta, em um primeiro momento, identificá-las e, posteriormente, reconhecer de que maneira se operaram os processos de absorção, de mediação e de inovação.
Collections
The following license files are associated with this item: