Raciocínio baseado em casos como uma técnica para gestão do conhecimento da resolução de incidentes de segurança
Resumo
Este trabalho demonstra a importância da aplicação de técnicas computacionais para a
gestão do conhecimento de incidentes de segurança, oferecendo uma abordagem metodológica
para a retenção e reutilização do conhecimento do especialista, visando a resolução de novos
incidentes. O conhecimento do especialista em segurança da informação é fundamental para
as organizações, pois a resolução eficaz de incidentes de segurança depende do conhecimento
dos mesmos. Porém as organizações não devem ser totalmente dependentes de seus funcionários.
Desta forma, a metodologia proposta utiliza-se de Raciocínio Baseado em Casos com
ponderação dos atributos e o padrão IODEF para a representação destes incidentes, visando a
retenção do conhecimento do especialista na resolução de incidentes, possibilitando que outros
membros da organização possam desempenhar tarefas similares, diminuindo a dependência da
empresa em relação a seus funcionários. Os resultados demonstram que através desta metodologia
o conhecimento fica efetivamente retido na base de casos e que novos funcionários podem
se beneficiar de recomendações construídas e fornecidas pelo sistema, melhorando com isto a
retenção do conhecimento nas organizações.
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