SPOC: uma alternativa para a formação continuada de professores de matemática para a educação profissional tecnológica
Abstract
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado acadêmi-co de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - CTISM/UFSM. O projeto tem como objetivo ava-liar as potencialidades e desafios da implementação de um curso online de formação continuada, no sentido de otimizar o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC no ensino de Matemática no viés do ensino profissional e tecnológico, por meio do curso online na modalidade SPOC. Deste modo, o trabalho busca contribuir na formação continuada de professores de Matemática proporcionando ao docente conhecer essas novas ferramentas e introduzi-las no planejamento de suas aulas, propiciando melhora na qualidade do ensino e, ainda, oportuniza-los a participar de um curso a distância investigando a possibilidade de solucionar os principais desafios encontrados pelos professo-res na formação continuada. Neste trabalho utilizamos como fundamentação metodológica Design Based Research (DBR) que integra métodos qualitativos e quantitativos de análise, realizada em con-textos reais, em colaboração entre pesquisador e participantes, através de ciclos iterativos de design buscando soluções para os problemas. Os resultados foram analisados, por meio da análise de conteú-do, a posteriori na perspectiva de Bardin (1988), associados à bibliografia pertinente, em seguida, foram elaboradas considerações que apontam reflexões ao ensino de Matemática usando as tecnologi-as e foram investigadas as potencialidades e os desafios de utilizar o curso online no formato SPOC para a formação de professores de Matemática na EPT. A partir, desse estudo foi possível compreen-der que os professores estão interessados em realizar momentos de formação continuada, só não pos-suem muito tempo livre para realizarem as capacitações, percebemos que o curso de formação conti-nuada no formato de SPOC é uma ótima alternativa, por ser adaptável ao tempo que o professor tem disponível para participar do curso, não necessitando se deslocar, afastar-se do seu trabalho, além de proporcionar a interação entre professores de diferentes regiões do país, possibilitando a troca de idei-as, compartilhamento de experiências e materiais didáticos. Também, constatamos que os professores apresentam-se motivados em conhecer novos recursos digitais, para explorá-los e integrá-los em suas aulas de Matemática de modo, a desenvolver aulas mais atrativas, envolvendo bom planejamento, tendo objetivos claros, buscando sanar as dificuldades dos alunos visando ainda uma melhora na a-prendizagem. Desse modo, ressaltamos a importância da colaboração, da troca de informações, de se desafiar a conhecer as novas tecnologias, ser autor do seu próprio material didático, aplicá-los em sala de aula, desenvolvendo aulas que estimulam o aluno a ser o protagonista de sua aprendizagem e o professor assumir o papel de mediador.
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