Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos
presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma
possível aprendizagem significativa. O professor é considerado como como mediador e
direciona o aluno para a construção dos conceitos formais a partir de seus conhecimentos
prévios, levando-o à percepção do conteúdo trabalhado como algo que faz parte de sua vida
cotidiana. Para tal, foi aplicada uma proposta de aula estruturada e diferenciada, renovando a
prática pedagógica, com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sobre o estudo
dos poliedros e a Relação de Euler – Construção de poliedros com bala de gomas e palitos. O
objetivo foi ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo
no Ensino Médio.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: