Uma atividade lúdica para estudo do volume do cilindro e cone no ensino médio
Resumo
Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aula com uma abordagem diferente do que normalmente utilizo nas aulas de Geometria Espacial. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para saber o conhecimento prévio dos alunos. A aula iniciou calculando o volume da lixeira da sala de aula, após foi instigado aos alunos confeccionarem em papel A4 uma maquete dessa lixeira, usando conceitos de escala. No momento seguinte foi levantado questionamento se a área lateral de um cilindro interfere ou não no volume, para isso foi pego a maquete da lixeira e o comprimento da circunferência foi transformado em altura e vice versa, com essa atividade verificou que a área lateral não interfere no volume, o que interfere é a área da base e a altura do cilindro. Foi também construído um cone usando a mesma base do cilindro da maquete. Para construir o conhecimento com os alunos foi utilizado serragem, e foi verificado que para preencher o cilindro eram necessários três cones de serragem, assim foi deduzido que o volume de um cone é a terça parte do volume de um cilindro. Na forma como foi ministrada a aula os alunos puderam tiram suas próprias conclusões associando-as ao seu cotidiano, contribuindo para o aprendizado efetivo. Após a aula responderam um novo questionário sobre o conteúdo trabalhado, assim foi possível perceber que o conhecimento foi absorvido pelos alunos de forma clara, em razão dos conceitos estudados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: