Dialéticas do feminino: interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS) sobre trabalho pedagógico
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2017-09-06Metadatos
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Esta investigação se insere no conjunto das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, integrado ao PPGE da UFSM. O objetivo geral foi analisar as Dialéticas do Feminino na relação entre o trabalho pedagógico e as políticas educacionais oficiais presentes nos discursos de professoras de Educação Física da Rede Municipal de ensino de Santa Maria (RS) egressas do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Com base no materialismo histórico e dialético, elaborou-se a pesquisa de cunho qualitativo, na qual participaram professoras da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RS). Foram procedimentos metodológicos: a elaboração de questionário, entrevistas e grupo de interlocução. As categorias dialéticas: historicidade, mediação, totalidade, contradição e práxis foram fundamentos para a análise dos dados produzidos. O gênero compreendido nesta investigação se articula à análise dialética e considera como as mulheres vêm se constituindo histórica e socialmente, com enfoque para as determinações do capital para a condição feminina. A historicidade da Educação Física que se manifestou no curso de graduação e nas escolas de Educação Básica, ressalta os reflexos de um caráter hegemônico, no qual a condição feminina historicamente ficou subordinada. Nesse aspecto, por um lado, observou-se um forte discurso de naturalização da condição feminina pelas professoras e por outro, os conflitos que os estudantes possuem decorrentes das relações entre feminino e masculino, emergindo contradições. As professoras sentem o impacto dos processos produtivos que tornam o trabalho individual e precarizado, assim como a dupla jornada. O trabalho pedagógico se constitui de forma complexa, sob influência das subjetividades das professoras, da historicidade da Educação Física Escolar, do curso de graduação, das políticas educacionais, além dos sentidos que surgem como categoria profissional e que são reguladas pela ideologia dominante. As Dialéticas do Feminino foram significativas por debaterem como as particularidades da condição feminina são influenciadas pela totalidade capitalista e a importância de se discutir a constituição das mulheres em um movimento dialético que se contrapõe à ideologia de homogeneização dominante. Assim, defende-se que o trabalho pedagógico em alguma fase é práxis, especialmente quando as condições possibilitam a reflexão sobre o trabalho que se produz, a compreensão do pedagógico em seu caráter relacional, e o trabalho se integra criticamente à organização da escola. Nesta investigação, a articulação entre as Dialéticas do Feminino e o trabalho pedagógico são fundamentais para que as ações produzidas no contexto educativo fortaleçam as lutas da classe trabalhadora e promovam concepções mais críticas.
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