Jogos eletrônicos de movimento XBOX 360 e suas contribuições no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico infantil
Fecha
2015-02-21Autor
Passos, Daviane Regina Carvalho dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O sedentarismo cresce desvalorizando a prática de exercícios físicos por diversos fatores, fazendo pessoas se prenderem a jogos eletrônicos. Com o avanço da tecnologia foram lançados os jogos eletrônicos de movimento corporal, exercendo benefícios no desenvolvimento de habilidades motoras. O presente trabalho teve como objetivo verificar se o jogo eletrônico de movimento corporal XBOX 360 Kinect contribui positivamente no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico infantil. O estudo foi realizado com 25 crianças da Educação Infantil entre 5 e 6 anos da Turma da Faixa Etária 5 anos de uma Escola de Ensino Fundamental Pública Municipal de Novo Hamburgo. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, pois foi aplicado o teste de equilíbrio dinâmico onde as crianças caminharam sobre uma trave de equilíbrio de 5 metros de comprimento e 0,20 metros de largura, realizando o percurso de ida e volta, mantendo o equilíbrio. Medindo o tempo gasto na realização do percurso. Após a turma explorou o jogo XBOX 360 com Kinect, em 3 sessões de 30 minutos sendo exploradas 3 danças do nível fácil do jogo Dance Central 3 do XBOX 360 Kinect. Após a última sessão do jogo foi aplicado o reteste, participaram de todo o processo do estudo 15 crianças. Apresentando o resultado positivo da comparação do teste e reteste de equilíbrio dinâmico, foi constatado que o XBOX 360 Kinect, em especial o jogo Dance Central 3, contribui positivamente no equilíbrio dinâmico infantil, podendo ser mais um meio de se treinar e de se desenvolver o equilíbrio dinâmico Infantil.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: