Proposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSM
Resumo
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como temática a flexibilização orçamentária por parte da administração das unidades universitárias aos gestores de cursos e departamentos em função dos processos de avaliação externa. A pesquisa está alicerçada no estudo dos resultados da avaliação externa, na descentralização de recursos, nos resultados da avaliação institucional e na flexibilização orçamentária. O objetivo geral do estudo é analisar em que medida os processos decisórios dos gestores públicos são influenciados pelos indicadores da avaliação externa, com vistas à proposição de novos processos de gestão orçamentária. Utilizamos o método de estudo de caso, qualitativo, analisando os documentos de avaliação institucional e externa, bem como realizando entrevistas individuais com os gestores, com intuito de compreender e analisar as suas percepções diante das avaliações e da distribuição de recursos orçamentários. A partir desta pesquisa, propusemos a adoção de um novo modelo de distribuição de recursos orçamentários que tenha como base o relatório de avaliação externa dos cursos e que preconize decisões de gestão compartilhada.
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