O papel do diretor na gestão escolar democrática
Abstract
A presente pesquisa abordou a importância do diretor na gestão escolar democrática, mediando o trabalho de seu grupo para com isso desenvolver a aprendizagem dos alunos inseridos no espaço escolar. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel dos diretores no contexto da gestão democrática. A metodologia possuiu abordagem qualitativa e foi de cunho bibliográfico. Para fundamentar a pesquisa diversos autores contribuíram colaborando e fomentando a discussão proposta, dentre eles Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), que falam sobre o papel do gestor, Libâneo (2001), Lück (2000; 2008; 2009) e Saviani (1980) que versam sobre escola/democracia, referenciando e sendo essenciais para a pesquisa. Durante a pesquisa, aprofundou-se que o diretor atua como líder no contexto escolar, mediando a participação de todos na tomada de decisões, na organização e funcionamento da escola, incluindo aspectos físico, sócio-político, relacional, material, financeiro e pedagógico. Portanto, é preciso que o diretor medie ações de desacomodações, mobilizando o grupo de trabalho a serem instigadores de ações para a busca de novos horizontes e contribuintes de modo significativo na transformação social do indivíduo inserido na instituição escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]
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