O Pnaic e a progressão continuada: intervenções de gestores com alunos do ciclo de alfabetização
Resumen
O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa LP2 teve por objetivo investigar as formas pelas quais os gestores mediam e interveem em relação à progressão continuada de aprendizagens de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola pública a partir da proposta do PNAIC. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos específicos: realizar estudos bibliográficos sobre a proposta de progressão continuada das aprendizagens do PNAIC, analisar encaminhamentos realizados pelos gestores a partir desta formação continuada, evidenciar a proposta de progressão continuada do PNAIC e também analisar encaminhamentos realizados pelos gestores sobre o ciclo de alfabetização. Diante do problema de pesquisa optou-se por uma abordagem metodológica de cunho qualitativo visando um estudo de caso, como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com questionário composto de 4 questões. Os colaboradores da pesquisa são coordenadores e gestores que participam da formação continuada PNAIC de uma escola municipal do município de Santa Maria-RS. Para a realização da pesquisa foram utilizados referencias como: Ferreiro(1996/1999), Lück(2009), Antunes e Leão(2018), Leão(2016) e fazendo uso também dos documentos norteadores do programa PNAIC, entre outros aportes. A pesquisa realizada buscou discutir o compromisso formal assumido pelo programa PNAIC e todas as suas implicações no campo educacional, contribuindo com práticas posteriores. A partir deste estudo foi possível depreender a relevância da progressão continuada de aprendizagens e como ela se constitui a partir do PNAIC durante o ciclo de alfabetização. Conclui-se como sendo de significativa importância no andamento de uma formação continuada a participação ativa de todos os envolvidos e o suporte da gestão e coordenação escolar a fim de poderem ser efetivadas na escola as propostas advindas de tal formação.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: