O papel do gestor/diretor no processo de democratização da gestão escolar
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Data
2018-12-01Autor
Bruno, Gisele Sabrina Nienov
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O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel do diretor/gestor no processo de democratização da Gestão Escolar enquanto intermediário de ações que fazem parte do cotidiano escolar. Por objetivos específicos o trabalho pretendeu enumerar situações em que o gestor/diretor favorece uma gestão democrática nos espaços escolares na rede municipal. Analisar situações relatadas durante a entrevista que comprovem ou não atitudes a favor de uma gestão democrática. Conhecer a realidade escolar e os meios utilizados pelos gestores/diretores na Gestão Democrática Esse estudo surgiu da necessidade de pesquisar como o gestor/diretor atua de modo a conquistar a comunidade escolar para vivenciar na prática a gestão democrática, como estratégia para alcançar uma educação de qualidade. A pesquisa utilizou-se de documentos tais como a Constituição de 1988, do Plano Nacional de Educação e apoiada nos estudos de Wittmann e Klippel sobre a Gestão Democrática buscou analisar situações cotidianas e atuais para a efetivação da gestão. Ainda se utilizou de um questionário aplicado à cerca de 30 professores da rede municipal de ensino do município de Esteio inseridos na educação nos diversos setores como professores, gestores/diretores a partir do site survio, com questões que analisam desde o tempo de serviço, formação, desejos de ser gestor/diretor e seus entendimentos sobre a Gestão Democrática. Com os resultados observa-se que é urgente uma auto-análise a respeito da visão e concepção de gestão democrática para alinhar os planos de trabalho dentro desta premissa, por fim desencadear em toda a comunidade escolar a implantação da gestão democrática com autonomia, pluralismo e participação de todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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