Educação sobre drogas e dispositivos de cuidado: reflexões acerca da experiência de um CAPS ad com a redução de danos
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Data
2014-12-17Autor
Van der Sand, Adriana Pacheco
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Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as especificidades da
atuação em Redução de Danos vivenciada pelos profissionais de um Centro
Psicossocial Alcool e Drogas de um município do estado do Rio Grande do Sul.
Metodologia: estudo descritivo, do tipo análise reflexiva, inspirado no método
cartográfico. As informações foram retiradas do relato de experiência registrado em
diário de campo produzido no processo de formação da autora em Programa de
Residência Multiprofissional Integrada no Sistema Público de Saúde em Saúde
Mental e sua análise, do tipo “de implicação” e realizada por meio de analisadores,
centrou-se nos processos de trabalho de um CAPS ad realizados pela equipe deste
Serviço de Saúde, o qual serviu de cenário do estudo. Resultados: A partir dos
analisadores a reflexão apresenta-se em duas sessões: educação sobre drogas
como norteadora de uma prática; e, invenções e experimentações de dispositivos de
cuidado. Essa opção justifica-se por entender-se que, ao desvelar as relações
postas na dinâmica de trabalho do CAPS ad analisado, é possível compreender a
Redução de Danos (RD) como uma diretriz clínica de um trabalho psicossocial com
álcool e outras drogas e, mais especificamente, o modo como ela aparece na
realidade de trabalho dos profissionais do CAPS ad A. Considerações finais: A
análise sinaliza a potência de uma educação sobre drogas considerando os
processos educacionais singulares e individuais, bem como da reavaliação
constante dos processos de trabalho e da flexibilidade para a experimentação e
invenção de novos fazeres com vistas a implementação de atividades de redução de
danos com centralidade no sujeito e não na droga.
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