O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica
Fecha
2015-02-20Autor
Araújo, Regina de Fátima Fortes
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A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com afeto, com respeito à história de cada educando, com cumplicidade entre querer ensinar e querer aprender. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que visa realizar um levantamento da literatura existente acerca do papel da afetividade na relação professor-aluno e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. De acordo com as leituras realizadas percebe-se que é necessário um meio sócio emocional, afetivo, motor e cognitivo para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir da leitura dos estudos apresentados, percebe-se que tanto nas pesquisas bibliográficas quanto nas investigações feitas pelos autores, concluiu-se que o papel da afetividade é importante no processo ensino-aprendizagem, interferindo diretamente na relação professor-aluno durante a prática de atividades motoras, onde o professor é o autor principal para que ocorra o desenvolvimento positivo das emoções, interferindo quando as emoções negativas aparecem.
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