"Uaauuuu! o que houve aqui profe?" experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB
Abstract
O presente trabalho apresenta a reflexão da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação Infantil do Instituto Estadual de Educação do Olavo Bilac (IEEOB), evidenciando quais intervenções pedagógicas que podem ser colocadas em prática e que se constituam como possibilidades para as crianças da pré-escola vivenciarem experiências enriquecedoras. Nesse sentido, foram oportunizados ao grupo de professores envolvidos com a pesquisa, encontros de estudos e reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs) e outras fontes que delineiam as especificidades da Educação Infantil, promovendo uma maior interação do grupo e a elaboração do plano de trabalho com as intervenções pedagógicas. A pesquisa contemplou a abordagem metodológica qualitativa denominada pesquisa intervenção, defendida por Damiani (2012) que entende que as intervenções pedagógicas são “mudanças e inovações” organizadas de forma intencional, provocando mudanças e melhorias nas práticas pedagógicas. Ao longo do texto é apresentado um breve relato do contexto histórico do IEEOB, principalmente destacando a trajetória da Educação Infantil e as razões que instigaram a necessidade de propor uma reflexão da prática pedagógica atual desenvolvida na Educação Infantil. Os autores que subsidiaram as reflexões foram Larrosa (2002), Gabre (2012) e Oliveira (2010) abordando principalmente o conceito de “experiências enriquecedoras”. O desenvolvimento do trabalho ocorreu a partir de encontros com as professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil que, em conjunto, construíram o plano de trabalho com as intervenções pedagógicas planejadas para as crianças da pré-escola.
Collections
The following license files are associated with this item: