Arquitetura subjacente à via férrea: relações de lugar e poder no espaço urbano de Santa Maria/RS - final do século XIX e início do XX
Abstract
Este trabalho intitulado Arquitetura subjacente à via férrea: relações de lugar e poder no espaço urbano de Santa Maria/RS – final do século XIX e início do XX, vinculado à linha de Pesquisa Memória e Patrimônio, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, objetivou analisar as relações de poder que interagiram/interferiram na constituição do espaço ferroviário na cidade de Santa Maria/RS, cujo processo de ocupação deu-se no final do séc XIX. Para tanto, a análise procede, a partir do fenômeno de lugarização, com a chegada da via férrea e consequente caracterização de três lugares: a Av. Rio Branco – principal eixo de ligação do centro urbano à Estação Ferroviária; a Vila Operária Belga – núcleo habitacional destinado a abrigar aos trabalhadores administrativos da ferrovia e, por último, o Bairro Operária Itararé local onde se instalaram aos trabalhados, chamados de “tucos”, responsáveis pela manutenção da via férrea. A análise se baseia em autores como Loius Cloquet, Michel Foucault e Pierre Bourdieu e no entendimento referente às relações de poder simbólico que se estabelecem entre diferentes grupos sociais. A análise se estrutura em referenciais da iconografia existente, capazes de revelar a arquitetura produzida no período, bem como as suas relações com a forma urbana. Conclui-se que a produção arquitetônica, produzida pelo conjunto de trabalhadores da viação férrea e elite urbana santa-mariense, está subjacente através dos elementos edificados relacionados à implantação da ferrovia. Sua subjacência nos revela que, a ferrovia foi a precursora, não só do desenvolvimento econômico de Santa Maria, como também, resultou na consolidação de uma arquitetura diferenciada em seus pressupostos simbólicos.
Collections
The following license files are associated with this item: