Abordagens diversificadas para o ensino dos poliedros de Platão
Abstract
Nesta pesquisa tivemos como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento da existência de somente cinco classes de poliedros de Platão, por meio de demonstração formal e trabalho prático de construção desses poliedros. Apresentamos um pouco da história que envolve esses objetos sólidos, compreendemos como os poliedros são abordados na legislação brasileira referente ao ensino de matemática, definimos o conceito de poliedro, apresentamos a Relação de Euler, a diferença entre os poliedros platônicos e os poliedros regulares, abordada pelo livro didático utilizado nas aulas, e definimos a dualidade dos poliedros. O trabalho prático consistiu de uma intervenção didática em sala de aula em que se fez uso das explicações presentes no livro didático utilizado com os alunos, as quais foram complementadas com demonstrações e auxílio de material concreto, como palitos e massa de modelar, bem como dobraduras. Este trabalho também foi desenvolvido utilizando o software Uma Pletora de Poliedros que possibilitou aos alunos o conhecimento de diversos tipos de poliedros e a familiarização com seus elementos, mediante rotação, translação, ampliação, redução e visualização de faces, arestas e vértices dos poliedros. Esta pesquisa levou-nos à compreensão da importância de se articular o trabalho teórico com o prático, pois facilita de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Collections
The following license files are associated with this item: