Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGracioli, Cibele Rosa
dc.creatorSantana, Gildo Rafael de Almeida
dc.date.accessioned2019-04-11T11:41:45Z
dc.date.available2019-04-11T11:41:45Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16146
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe Natural disasters are becoming more and more frequent in the world. In general, in the State of Rio de Janeiro and Brazil, most disasters are associated with extreme events, such as intense and dry rains, which cause social and economic damage to affected areas. In this sense, environmental education appears as an alternative, since it seeks to mediate information to the population, helping in the construction of critical knowledge. In view of this, this study evaluated the insertion of environmental education and risk perception of students and teachers of a public school in Macaé-RJ regarding the occurrence of natural disasters, through data obtained through semi-structured questionnaires. The results indicate that the school in question can not address the issue of natural disasters in an integrated way with environmental education nor with the contents of the disciplines. Most teachers said they did not do any work on the subject at school, corroborating the response of most students, given that, on average 60% said they had not heard of natural disasters at school. In spite of this, students understand what natural disasters are and know how to act in case they are in danger, demonstrating a risk perception about the occurrence these disasters. The teachers, on the other hand, justify the absence of these works, alleging the lack of materials and knowledge in the area. Thus, fits worth highlighting to the importance of environmental awareness and the development continued actions and formations as a way to vulnerability reduction and prevention natural disasters, which reinforces the need for insertion, in the school environment, of a critical environmental education and with social commitment for what by means, of that both teachers and students can contribute even more to the transformation of the environment in which it is inserted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPercepção de riscopor
dc.subjectVulnerabilidade socioambientalpor
dc.subjectRegião norte fluminensepor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectPerception of riskeng
dc.subjectSocio-environmental vulnerabilityeng
dc.subjectNorthern fluminense regioneng
dc.subjectPublic schooleng
dc.titleEducação ambiental e risco de desastres naturais: análise integrada da percepção de alunos e professores de uma escola em Macaé - RJpor
dc.title.alternativeEnvironmental education and risk of natural disasters: integrated analysis of the perception of students and teachers of a school in Macaé - RJeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoOs desastres naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes no mundo. Em geral, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, grande parte dos desastres está associada a eventos extremos, como chuvas intensas e secas, que causam prejuízos sociais e econômicos às áreas atingidas. Neste sentido, a educação ambiental surge como uma alternativa, pois busca mediar informações à população, auxiliando na construção do conhecimento crítico. Diante disso, este trabalho avaliou a inserção da educação ambiental e a percepção de risco de alunos e professores de uma escola pública de Macaé-RJ quanto a ocorrência de desastres naturais, através de dados obtidos por intermédio de questionários semiestruturados. Os resultados indicam que a escola em análise, não consegue abordar o tema desastres naturais de forma integrada com a educação ambiental e nem com os conteúdos das disciplinas. A maioria dos professores afirmou não desenvolver trabalhos sobre o tema na escola, corroborando com a resposta da maioria dos alunos, dado que, em média, 60% afirmou não ter ouvido falar em desastres naturais na escola. Apesar disso, os alunos entendem o que são desastres naturais e sabem como agir no caso de estarem em perigo, demostrando uma percepção de risco quanto a ocorrência desses desastres. Os professores, por outro lado, justificam a ausência desses trabalhos alegando à falta de materiais e conhecimento na área. Assim, cabe ressaltar a importância da sensibilização ambiental e do desenvolvimento de ações e formações continuadas como forma de diminuição da vulnerabilidade e de prevenção de desastres naturais, o que reforça a necessidade da inserção, no ambiente escolar, de uma educação ambiental crítica e com compromisso social para que por meio dessa, tanto professores como alunos possam contribuir ainda mais com a transformação do ambiente em que está inserido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto