Educação ambiental e risco de desastres naturais: análise integrada da percepção de alunos e professores de uma escola em Macaé - RJ
Fecha
2018-12-18Autor
Santana, Gildo Rafael de Almeida
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os desastres naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes no mundo. Em geral, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, grande parte dos desastres está associada a eventos extremos, como chuvas intensas e secas, que causam prejuízos sociais e econômicos às áreas atingidas. Neste sentido, a educação ambiental surge como uma alternativa, pois busca mediar informações à população, auxiliando na construção do conhecimento crítico. Diante disso, este trabalho avaliou a inserção da educação ambiental e a percepção de risco de alunos e professores de uma escola pública de Macaé-RJ quanto a ocorrência de desastres naturais, através de dados obtidos por intermédio de questionários semiestruturados. Os resultados indicam que a escola em análise, não consegue abordar o tema desastres naturais de forma integrada com a educação ambiental e nem com os conteúdos das disciplinas. A maioria dos professores afirmou não desenvolver trabalhos sobre o tema na escola, corroborando com a resposta da maioria dos alunos, dado que, em média, 60% afirmou não ter ouvido falar em desastres naturais na escola. Apesar disso, os alunos entendem o que são desastres naturais e sabem como agir no caso de estarem em perigo, demostrando uma percepção de risco quanto a ocorrência desses desastres. Os professores, por outro lado, justificam a ausência desses trabalhos alegando à falta de materiais e conhecimento na área. Assim, cabe ressaltar a importância da sensibilização ambiental e do desenvolvimento de ações e formações continuadas como forma de diminuição da vulnerabilidade e de prevenção de desastres naturais, o que reforça a necessidade da inserção, no ambiente escolar, de uma educação ambiental crítica e com compromisso social para que por meio dessa, tanto professores como alunos possam contribuir ainda mais com a transformação do ambiente em que está inserido.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: