Educação ambiental e risco de desastres naturais: análise integrada da percepção de alunos e professores de uma escola em Macaé - RJ
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-18Autor
Santana, Gildo Rafael de Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os desastres naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes no mundo. Em geral, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, grande parte dos desastres está associada a eventos extremos, como chuvas intensas e secas, que causam prejuízos sociais e econômicos às áreas atingidas. Neste sentido, a educação ambiental surge como uma alternativa, pois busca mediar informações à população, auxiliando na construção do conhecimento crítico. Diante disso, este trabalho avaliou a inserção da educação ambiental e a percepção de risco de alunos e professores de uma escola pública de Macaé-RJ quanto a ocorrência de desastres naturais, através de dados obtidos por intermédio de questionários semiestruturados. Os resultados indicam que a escola em análise, não consegue abordar o tema desastres naturais de forma integrada com a educação ambiental e nem com os conteúdos das disciplinas. A maioria dos professores afirmou não desenvolver trabalhos sobre o tema na escola, corroborando com a resposta da maioria dos alunos, dado que, em média, 60% afirmou não ter ouvido falar em desastres naturais na escola. Apesar disso, os alunos entendem o que são desastres naturais e sabem como agir no caso de estarem em perigo, demostrando uma percepção de risco quanto a ocorrência desses desastres. Os professores, por outro lado, justificam a ausência desses trabalhos alegando à falta de materiais e conhecimento na área. Assim, cabe ressaltar a importância da sensibilização ambiental e do desenvolvimento de ações e formações continuadas como forma de diminuição da vulnerabilidade e de prevenção de desastres naturais, o que reforça a necessidade da inserção, no ambiente escolar, de uma educação ambiental crítica e com compromisso social para que por meio dessa, tanto professores como alunos possam contribuir ainda mais com a transformação do ambiente em que está inserido.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: