O que é ser Pibidiano? esboço de uma imagem discursiva dos bolsistas dos subprojetos da área das ciências humanas do PIBID/UFSM
Resumo
Este trabalho consiste de uma pesquisa de campo realizada com os subprojetos do
Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) da área de Ciências Humanas, visando a geração de dados para análise
enunciativo-discursiva de textos de tendência argumentativa. Sendo assim, o objetivo deste
trabalho é esboçar um perfil de ethos discursivo, a partir das marcas linguísticas, referentes ao
sistema verbal, presentes em textos de tendência argumentativa dos bolsistas inseridos no
programa pertencentes às três categorias da hierarquia do programa, a saber, os Coordenadores
de área (CAs), Bolsistas Supervisores (BS)e os Bolsistas de Iniciação à Docência (BIDs).
Considerando isso, também pretendemos problematizar o que este panorama discursivo revela
sobre as possíveis transformações em sua concepção de si enquanto educadores proporcionadas
pela participação no programa nos três níveis hierárquicos. Se pensamos em cada nível
separadamente, podemos afirmar que estes objetivos se configuram da seguinte maneira: no
que diz respeito aos BIDs (estudantes universitários inseridos nos subprojetos) discutir o que
este ethos revela de sua construção de si enquanto futuros professores; no que tange aos BSs
(professores de escolas públicas responsáveis pela aplicação e supervisão das intervenções em
sala de aula) verificar o que essa escrita nos mostra de sua auto elaboração enquanto educadores
de escolas públicas; e no caso dos CAs (professores universitários responsáveis pelo
gerenciamento dos subprojetos) o que os textos revelam de suas concepções sobre seu papel de
professores formadores. Ao todo, seis subprojetos participaram de nossa pesquisa: Ciências
Sociais, Dança, História, Letras - Português, Música e Pedagogia (Anos Iniciais) e foi gerado
um corpus total de 60 textos. Os campos de estudo que fundamentam nossos procedimentos
analíticos são a Linguística da Enunciação, cujos teóricos que nos embasam são Émile
Benveniste, Oswald Ducrot e o pesquisador Valdir do Nascimento Flores, d a Linguística
Textual, que tem como representantes nesta pesquisa Luiz Fernando Marcuschi e Jean Michel
Adam, e as Teorias argumentativas, representadas pelos estudos de Chain Perelman e Lucy
Olbrechts-Tyteca, como também de Oswald Ducrot e José Luiz Fiorin. Nossa orientação
metodológica é embasada pelo Método qualitativo, que orienta nossa concepção epistemológica
geral de pesquisa, pela pesquisa de campo, no que diz respeito aos procedimentos para geração
de dados, e o paradigma indiciário, no que tange aos nossos procedimentos de análise dos
exemplares textuais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: