Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorSupptitz, Eliria Maroní Pires
dc.date.accessioned2019-05-09T14:03:30Z
dc.date.available2019-05-09T14:03:30Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16499
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed at examining the principles used by managers (management team and teachers) project participants to fix the flow of school Passo Fundo - RS. From which it outlined the specific objectives: identify the current management model of a public school of the city of Passo Fundo - RS; understand the processes of flow correction, reviewing the activities in the school, identify the aspects that most affect environment and age-grade; present alternative ways that can improve the flow correction from school referential legal and theoretical-conceptual; propose new strategies from a field survey, showing later the aspects to be improved. The choice of this topic is due to the questioning of school failure with the primary guiding the age-grade and its effective reality in the school context. For both developed a qualitative study in a public school of that city, where the data collection instrument used was reflexive interview in two meetings with the participantes study. The reflections analyzed realize that projects flow correction must contemplate an action that includes the reality of the school and the individuals who lead, you need a plan that includes goals, empower and guide all involved in the project, there tracking, monitoring and evaluating both the current status of the participants, as in the later stages.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorreção de fluxo escolarpor
dc.subjectDistorção idade-sériepor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFlow correction schooleng
dc.subjectAge-gradeeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleCorreção de fluxo: um desafio para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeCorrection of flow: a challenge to management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar quais os princípios utilizados pelos gestores (equipe diretiva e docentes) participantes dos projetos de correção do fluxo escolar do município de Passo Fundo – RS. A partir deste se delinearam os objetivos específicos: identificar o modelo de gestão atual de uma escola pública estadual do município de Passo Fundo - RS; compreender os processos de correção de fluxo, revendo as atividades desenvolvidas no âmbito escolar; identificar os aspectos que mais afetam o ambiente e a distorção idade-série; apresentar formas alternativas que possam aprimorar a correção de fluxo escolar a partir de referenciais legais e teóricos-conceituais; propor novas estratégias a partir de uma pesquisa de campo, apresentando, posteriormente os aspectos a serem aprimorados. A escolha desse tema deve-se à problematização do fracasso escolar tendo como principal norteador a distorção idade-série e sua efetiva realidade no contexto escolar. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola pública estadual do referido município, em que o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista reflexiva, em dois encontros com as participantes do estudo. As reflexões analisadas dão conta de que os projetos de correção de fluxo precisam contemplar uma ação que inclua a realidade da escola e dos indivíduos que a conduzem; necessita de um planejamento de metas que inclua, capacite e oriente todos os envolvidos no projeto; que haja monitoramento, acompanhamento e avaliação tanto no estágio atual dos participantes, quanto nos estágios posteriores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto