Correção de fluxo: um desafio para a gestão escolar
Abstract
A presente pesquisa objetivou analisar quais os princípios utilizados pelos gestores (equipe diretiva e
docentes) participantes dos projetos de correção do fluxo escolar do município de Passo Fundo – RS. A partir
deste se delinearam os objetivos específicos: identificar o modelo de gestão atual de uma escola pública estadual
do município de Passo Fundo - RS; compreender os processos de correção de fluxo, revendo as atividades
desenvolvidas no âmbito escolar; identificar os aspectos que mais afetam o ambiente e a distorção idade-série;
apresentar formas alternativas que possam aprimorar a correção de fluxo escolar a partir de referenciais legais e
teóricos-conceituais; propor novas estratégias a partir de uma pesquisa de campo, apresentando, posteriormente
os aspectos a serem aprimorados. A escolha desse tema deve-se à problematização do fracasso escolar tendo
como principal norteador a distorção idade-série e sua efetiva realidade no contexto escolar. Para tanto
desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola pública estadual do referido município, em que o
instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista reflexiva, em dois encontros com as participantes do
estudo. As reflexões analisadas dão conta de que os projetos de correção de fluxo precisam contemplar uma ação
que inclua a realidade da escola e dos indivíduos que a conduzem; necessita de um planejamento de metas que
inclua, capacite e oriente todos os envolvidos no projeto; que haja monitoramento, acompanhamento e avaliação
tanto no estágio atual dos participantes, quanto nos estágios posteriores.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]
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