O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa
Abstract
Este trabalho teve o objetivo de produzir uma história em quadrinhos, utilizando reportagens de
jornais. As atividades foram realizadas com os alunos da 7ª série da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Pedro Lovato, de Cortado, município de Novo Cabrais. O tema da proposta foi o
esporte e o assunto a trajetória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Para isso, a professora
utilizou a TV e jornais como recursos tecnológicos. O trabalho foi realizado em etapas: primeiro,
os alunos acompanharam os jogos da Seleção Brasileira pela TV e fizeram o registro em forma de
relatório. Na sequência, foi trabalhada a estrutura do gênero Histórias em Quadrinhos, finalizando
com a criação de uma história em quadros, em forma de cartaz, utilizando o gênero reportagem. O
resultado do trabalho foi satisfatório, pois os alunos entenderam a linguagem verbal e não-verbal,
reproduzindo-a em forma de história em quadrinhos, contextualizada a realidade de mundo.
Collections
The following license files are associated with this item: