Um percurso artístico: do Zanni ao sujeito performático
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2018-03-29Metadatos
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A arte contemporânea se edifica por um percurso que apregoa, entre outras coisas,
à pluralidade de manifestações artísticas. Os percursos transdisciplinares são
bastante recorrentes neste contexto. Assim, o presente texto de dissertação discorre
sobre uma investigação desenvolvida no PPGART/CAL da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) em Poéticas Visuais na arte contemporânea, inserida na linha
de pesquisa Arte e Cultura. O objetivo do estudo consistiu, inicialmente, na
elaboração de uma poética calcada no entrelaçamento entre o Teatro e a
Performance Arte em suas aproximações na arte contemporânea. Seu percurso
poético se fez pela via do deslocamento de um personagem teatral oriundo da
Commédia Dell’arte, construído a partir de um texto autobiográfico para um sujeito
de ações performáticas. Para subsidiar este percurso, apoiou-se nos teóricos
Cohen, Glusberg, Goldberg, Phelan e Taylor. Dario Fo também embasou os
procedimentos metodológicos de criação no que se referiu à Commédia Dell’arte. A
criação foi realizada a partir de pesquisa teórica, pesquisa de campo e em
laboratórios por meio de improvisações. A referida pesquisa partiu das
características do Zanni, personagem-tipo, oriundo da Commédia Dell’arte, cultura
popular italiana do século XVI. Esta manifestação acontecia entre as camadas
populares como forma de expressão, denunciando as péssimas condições a que
estavam submetidas, tendo como principal característica a improvisação. O intuito
foi potencializar o Zanni como Figura instauradora da obra performativa. Vislumbrouse
que sua postura detonadora das questões sociais da época aproximava-se da
Performance Arte como linguagem transgressora. A partir de então, foram realizadas
duas séries de Performances. Na primeira série desenvolvi um trabalho intitulado
posteriormente de Pré-Performance. Nessa primeira série foram realizadas três
versões de Performances, O Zanni Performer vendendo ilusões I, II e III. A segunda
série atenta para questões de cunho ambiental e contou com três Performances. A
primeira foi o próprio nome da série, O Zanni Performer no Lixão, a segunda Aqui ou
Alixo e a terceira foi Reciclando (Des) Ilusões. Sendo assim, a pesquisa intitulada
Um Percurso Artístico: do Zanni ao Sujeito Performático, veio ao encontro tanto dos
pressupostos da arte contemporânea performativa quanto de questões
político-sociais, sendo abaladas pelos desmandos da classe política. Portanto, a
realização destas Performances foi uma crítica social ao mesmo tempo em que
oportunizou uma forma do artista atualizar o Zanni e construir uma reflexão sobre a
arte contemporânea.
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