“A comida é o de menos”: as redes sociais dos migrantes brasileiros na Colômbia
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2019-02-20Metadatos
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A presente dissertação é um estudo antropológico sobre a migração de famílias brasileiras para a Colômbia, especificamente para a cidade de Cali, na região sudoeste do país, local que tem se consolidado como um polo industrial - sede de muitas multinacionais. O material que será aqui apresentado e analisado é fruto de uma etnografia realizada entre junho de 2014 e março de 2018, com intervalos nos quais se manteve o contato por meio de redes sociais virtuais, bem como por entrevistas possibilitadas durante algumas das viagens que membros destas famílias fizeram até o Brasil. Nesta pesquisa procuro compreender como as práticas alimentares e os eventos etnográficos que giram em torno delas são usados pelas migrantes brasileiras como mecanismos de inserção na sociedade caleña e como forma de fortalecimento de processos de identificação e vínculos com o mundo brasileiro de suas origens. Este uso tem, muitas vezes, o intuito de atualizar a identidade nacional brasileira, noutras é uma estratégia para reproduzir domesticamente o estilo de vida pré-migratório e evocar sentimentos que ultrapassam a necessidade fisiológica de se alimentar e, finalmente, como uma forma de estabelecer e atualizar laços afetivos transnacionais. A questão do retorno também será brevemente trabalhada nesta etnografia, uma vez que é parte fundamental do projeto de mobilidade e também porque algumas das mulheres que pesquiso, encontram-se no estágio prévio ao retorno para o Brasil.
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