Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva de sala de aula invertida
Resumo
A Internet tem sido um canal de fácil acesso à informação. Nela encontramos uma infinidade de conteúdo: educacional, profissional, recreacional, etc. Com o advento da Web 2.0 (O’ REILLY. T, 2004), a tecnologia tem sido uma aliada na aprendizagem nas diversas esferas educacionais. Em oposição, o modelo de aprendizagem tradicional com aulas expositivas e centradas no professor, ainda vigora. Portanto, uma reformulação do modelo tradicional à aula expositiva, descentralizando do professor a atenção e trazendo o aluno ao centro do processo educativo, é que se propõe a sala de aula invertida (JONATHAN; BERGMANN, 2016; VALENTE, 2011; BOTTENTUIT JUNIOR et al., 2017; BACICH et al., 2015). No Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NUPEAD), identificamos a necessidade de suprir uma lacuna quanto a prática de produção oral nos cursos já ofertados no laboratório. Sendo assim, neste estudo, realizado no Programa Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), tendo como linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, propomos elaborar um curso piloto digital de Língua Inglesa na modalidade híbrida na perspectiva da sala de aula invertida, nível pré-intermediário, o qual foi nomeado como ResPOnD - Read and Speak Online Dinamically. Adotamos para orientar o desenvolvimento do curso uma visão de ensino de linguagem como prática social (ROTH, 2006, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) que prevê estágios quanto ao ensino de língua ao possibilitar ao aluno realizar atividades no MDD que se propõem a desconstrução, a construção colaborativa de gêneros para uma posterior construção individualizada, visando efetivar a aprendizagem na língua alvo resolvendo problemas e praticar a língua reconstruindo o gênero proposto, tendo o professor como mediador dessa prática. Para isso, foi realizado um estudo de caso a fim de averiguar os dados necessários para a elaboração do material didático digital mediante questionário aplicado à comunidade acadêmica da UFSM. Para coletar dados para a aplicação piloto foram coletados a partir de questionário diagnóstico e avaliativo junto aos participantes selecionados. Os resultados apontam que o curso no formato de sala de aula invertida mostrou-se satisfatório, ainda que na sua versão piloto, havendo necessidade de redesign de algumas atividades para trabalhar efetivamente, principalmente a leitura e a oralidade de forma integrada às outras habilidades. Além disso, essa experiência evidenciou resultados positivos quanto às atividades presenciais propostas pois ajudaram os alunos a praticar a língua inglesa quando inseridos em atividades colaborativas. O MDD proposto mostrou-se adequado e consoante à proposta do curso pois os momentos Before Class, During Class e After Class somaram-se à visão de ensino de linguagem adotada no curso. As ferramentas vinculadas ao curso como Online Voice Recorder, WeVideo, Google Drive, bem como as atividades propostas para a o desenvolvimento da oralidade de forma integrada foram catalisadoras dos processos de ensino e de aprendizagem mostrando produção satisfatória em língua inglesa.
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