Enquadramentos midiáticos e campanha eleitoral: análise da cobertura das eleições de Santa Maria/RS em 2016
Resumen
Esta pesquisa traz uma análise dos enquadramentos midiáticos propostos pelo Diário de Santa Maria, Jornal A Razão e Blog Claudemir Pereira acerca de aspectos relevantes do pleito eleitoral de Santa Maria/RS - 2016. Para tanto, acionamos os conceitos de “campanha eleitoral” (RIBEIRO, 2004, IASULATIS, 2015, CARVALHO, 2010, SILVA, 2014, WEBER, 2007; 2011) e “enquadramento midiático” (MOTTA, 2007, GUTMANN, 2006, RODRIGUES, 2006, BERGER, 2012). Este último também nos serviu de aporte metodológico e foi aplicado a partir dos “dispositivos de justificação” selecionados (GAMSON e MODIGLIANI, 1989). Optamos por analisar os enquadramentos dados as estratégias de campanha e ao perfil do eleitor, constatando que tanto a mídia impressa quanto o blog tiveram enquadramentos parecidos, destacando principalmente as estratégias de campanha a partir de uma “eleição inédita” com mudanças significativas nas leis eleitorais, e dando aos eleitores uma posição secundária nessas eleições, com poucos enquadramentos encontrados a respeito dos mesmos, e quando encontrados retratavam um eleitor totalmente apático e descrente da política.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: