Tecnologias de informação e comunicação nas aulas de química: reflexões sobre a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática sobre termoquímica em uma turma de 2º ano do ensino médio
Abstract
É consenso nas pesquisas da área que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são recursos importantes que precisam estar inseridos na prática escolar a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, neste artigo são apresentadas reflexões acerca da elaboração, da aplicação e da avaliação de uma sequência didática sobre Termoquímica com o uso de TIC. A sequência didática foi aplicada com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de um município da região central do Rio Grande do Sul e foi composta de 5 aulas. Ao final do desenvolvimento das aulas, foram feitas considerações sobre a elaboração, aplicação e avaliação da sequência didática. Os resultados mostram que os participantes dessa pesquisa não estavam habituados a participar de atividades em sala de aula que envolvessem o uso de TIC, que existe uma escassez de objetos de aprendizagem sobre o conteúdo de Termoquímica disponíveis na internet e que o professor é um mediador importante para o processo de ensino e aprendizagem com TIC.
Collections
The following license files are associated with this item: