Inovação do modelo de negócios e a criação de valor sustentável: um estudo em empresas da construção civil
Abstract
O expressivo aumento da degradação ambiental decorrente da exploração desenfreada dos
recursos naturais juntamente com o aumento das desigualdades na sociedade resultou na
necessidade da adoção de práticas sustentáveis pelas organizações a fim de minimizar os
impactos decorrentes de seus processos. Considerando esse cenário, buscou-se analisar como
as inovações do modelo de negócios estão associadas com a criação de valor sustentável em
construtoras da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. O presente trabalho possui
relevância tanto acadêmica como prática na medida em que contribui para uma melhor
compreensão do processo de promoção da sustentabilidade na indústria da construção civil,
devido a relação que busca estabelecer entre as inovações no modelo de negócios para torná-lo
sustentável propostas por autores como Lüdeke-Freund (2010), Boons et al. (2013), Bocken et
al. (2014), Schaltegger, Lüdeke-Freund e Hansen (2016) e Yip e Bocken (2018) e a criação de
valor sustentável proposta por Hart e Milstein (2003, 2004). Para isso, foi realizado um estudo
qualitativo de natureza exploratória, operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas
com gestores de quatro construtoras com a finalidade de analisar quais inovações são adotadas
para criar valor sustentável, tanto no que se refere a aspectos econômicos, quanto sociais e
ambientais. Os resultados encontrados demonstram que das quatro construtoras analisadas, três
iniciaram um movimento em direção ao desenvolvimento sustentável, por meio de inovações
capazes de criar valor sustentável. Em contraponto, o estudo revelou que uma das construtoras
não possui inovações relacionadas a sustentabilidade e consequentemente é capaz de criar
somente valor econômico. Também foi possível demonstrar que as principais práticas adotadas
são consideradas ambientalmente corretas ao mesmo tempo em que trazem retornos financeiros
superiores, sobretudo pela redução de custos e pelo aumento da legitimidade perante os
stakeholders.
Collections
The following license files are associated with this item: