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dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorTeixeira, Maria Algemira Veloso
dc.date.accessioned2019-07-19T13:53:14Z
dc.date.available2019-07-19T13:53:14Z
dc.date.issued2004-12-20
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17502
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe present research hás for objective to analyze the school as inclusive space and the conception of the faculty on the inclusion. This study had as methodolical practice the descriptive research, having as instrument for collection of datas an open questionaire. In this, we highlighted important questions to the people’s inclusion with special educational needs in the regular school. The analysis of the datas indicates that all the teachers interviewed agree that the school is a right of everybody guatanteed by the Constituion and, therefore, it should be an inclusive space, needing tha compromisement of everybody. But for that, it is necessary a pedagogic renewall that considers the differences. The course of study need to be adapted before to the diversity, it is fundamental the development of a work of continuous formation that objetctifies to modify postures and attitudes. The inclusion alone will realize in fact if there is the compromisement of everybody, because I believe that the difficulties impress a rhythm, but they don’t impede the development they put barriers, but they don’t close roads. And the wealth of diversities facilitates the collective impressments, because, joing our private capacities, we can create a citizen school, where the teachers develop projects that take the students to discover the happiness of to produce, to interact and to accept the different as a new challenge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleA escola como espaço inclusivopor
dc.title.alternativeThe school as inclusive spaceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário aberto. Neste, destacam-se questões relevantes à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular. A análise dos dados indicam que todos professores entrevistados concordam que escola é direito de todos garantido pela constituição e, portanto deve ser um espaço inclusivo, necessitando comprometimento de todos. Mas para isso, é preciso uma renovação pedagógica que considere as diferenças. Os currículos precisam ser adaptados diante da diversidade, é fundamental o desenvolvimento do trabalho de formação continuada que objetive modificar posturas e atitudes. A inclusão só realizará se houver o comprometimento de todos, pois acredito que as dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o desenvolvimento; colocam barreiras, mas não fecham caminhos. A diversidade de idéias possibilita a interdisciplinaridade, pois, juntando nossas capacidades particulares, podemos criar uma escola cidadã, onde os professores desenvolvam projetos que levem os alunos a descobrir a alegria de criar, interagir e aceitar o diferente como um desafio novo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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