A escola como espaço inclusivo
Fecha
2004-12-20Autor
Teixeira, Maria Algemira Veloso
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A presente pesquisa tem por objetivo analisar a escola como
espaço inclusivo e a concepção do corpo docente sobre a inclusão. Este
estudo tem como prática metodológica pesquisa descritiva, tendo como
instrumento para a coleta de dados um questionário aberto. Neste,
destacam-se questões relevantes à inclusão de pessoas com necessidades
educacionais especiais na escola regular. A análise dos dados indicam que
todos professores entrevistados concordam que escola é direito de todos
garantido pela constituição e, portanto deve ser um espaço inclusivo,
necessitando comprometimento de todos. Mas para isso, é preciso uma
renovação pedagógica que considere as diferenças. Os currículos precisam
ser adaptados diante da diversidade, é fundamental o desenvolvimento do
trabalho de formação continuada que objetive modificar posturas e atitudes.
A inclusão só realizará se houver o comprometimento de todos, pois
acredito que as dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o
desenvolvimento; colocam barreiras, mas não fecham caminhos. A
diversidade de idéias possibilita a interdisciplinaridade, pois, juntando nossas
capacidades particulares, podemos criar uma escola cidadã, onde os
professores desenvolvam projetos que levem os alunos a descobrir a alegria
de criar, interagir e aceitar o diferente como um desafio novo.
Colecciones
- Educação [46]
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