Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família
Resumen
O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão
Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola
inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. Esta se refere a uma
pesquisa de cunho bibliográfico, que se constitui, especialmente, por livros e artigos
científicos. Destaca-se a relevância dessa escolha, pelo fato de considerarmos
pertinente a realização de um estudo teórico aprofundado dos temas de pesquisa,
para que encontrássemos subsídios consistentes para posteriores discussões
acerca desta área de conhecimento. A partir da leitura exploratória foram
selecionados autores, que apresentando um envolvimento significativo com o tema
pesquisado possibilitaram uma aproximação teórica, em que foi possível analisar os
conceitos que envolvem a participação da família no contexto das escolas inclusivas,
entrelaçando concepções a respeito da gestão democrática e das práticas de
inclusão. Considerando a abordagem dos autores consultados, pode-se perceber
que as correntes transformações político-sociais e econômicas que caracterizam o
contexto atual fazem com que a família passe a ocupar um espaço de maior
participação no ambiente educacional, fundamentado em práticas democráticas e
inclusivas.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
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