Prazer e sofrimento nas vivências do trabalhador de enfermagem em pronto socorro pediátrico
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2015-11-13Metadatos
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O objetivo deste estudo foi identificar as vivências de prazer e sofrimento na interação do trabalhador de enfermagem com a criança e sua família e as estratégias defensivas utilizadas por esses trabalhadores. Fez-se uso do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho que se refere à análise dinâmica dos processos psíquicos mobilizados pela confrontação do sujeito com a realidade do trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, que teve como cenário um Hospital Universitário da região sul do Brasil. As técnicas utilizadas para a coleta de informações foram a aplicação de um questionário com dados sociodemográficos e laborais e o grupo focal. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados são apresentados em dois artigos. O primeiro “A emergência do prazer e do sofrimento no trabalho da enfermagem em Pronto Socorro Pediátrico” apresenta e analisa as vivências geradoras de prazer e sofrimento no cotidiano laboral de um Pronto Socorro Pediátrico. O segundo, “Estratégias de defesa no trabalho de enfermagem em Pronto Socorro Pediátrico”, identifica e analisa as diferentes formas de defesa individuais e coletivas frente ao sofrimento no trabalho. Como conclusão, foi enfatizado que conhecer as vivências geradoras de prazer e de sofrimento é ponto chave para pensar a organização e os processos de trabalho e buscar a melhoria da saúde do trabalhador e da qualidade do trabalho. Ainda, foi assinalado que conhecer as formas de defesa proporciona aos trabalhadores conhecer melhor a si mesmo e repensar suas práticas de cuidado e suas relações no trabalho. O estudo atendeu à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética sob o número 40610415.7.0000.5346.
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