Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
Resumen
O estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil? O seu objetivo geral é analisar as contribuições dessas teorias para a Educação Física na Educação Infantil. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o referencial adotado nessa pesquisa: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora da Educação Física. A pesquisa tem como parâmetros analisar uma fundamentação teórico-metodológica para a Educação Física na Educação Infantil que venha a
contribuir para superar deficiências nas redes de ensino, confrontando concepções científicas que levam a discutir a importância do professor (e do professor de Educação Física), bem como a importância do ensino da cultura corporal na Educação Infantil. Conclui que: (a) a criança é um ser histórico-social, em que seu
desenvolvimento depende da qualidade das interações que estabelece nas relações sociais; (b) portanto, necessita da interação com o adulto para o seu desenvolvimento, mais especificamente, na escola, do professor na Educação Infantil, porque é ele que, mediante atividades sistematizadas, impulsiona a
aprendizagem e o desenvolvimento da criança; (b) este é responsável por introduzir não somente a cultura corporal nas escolas de Educação Infantil, mas também todo o patrimônio sociocultural da humanidade; (c) a presença dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil é fundamental ao processo de formação da criança, compreendida a Educação Física em um sentido crítico-superador.