A gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma escola técnica federal
Abstract
Este estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional -Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo da Gestão do PROEJA de uma Escola Técnica Federal. Nesta perspectiva, a pesquisa de cunho qualitativo deu-se em forma de entrevista semi-estruturada, compreendida de modo que se pudesse, a partir dos relatos da equipe gestora de uma Escola Técnica Federal saber quais são as experiências e desafios de estar à frente da Gestão. Com base nos dados retirados a partir da análise das entrevistas, foi possível responder a alguns questionamentos que diziam respeito à implantação do PROEJA na instituição, aos desafios de implantação do mesmo, à experiências dos gestores com esta política e quais são os desafios para que seja possível dar continuidade ao PROEJA na instituição.
Buscou-se, ainda, saber qual a visão dos gestores de uma escola federal sobre a gestão e a experiência de implantação do PROEJA Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico e metodológico um estudo dialético, compreendido como possibilidade crítica de analisar fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, escolheu-se uma análise documental. Na operacionalização e na sistematização dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Ao final, evidenciou-se, através dos relatos dos gestores, alguns dos principais aspectos pelos quais o PROEJA tem obtido êxito na Escola Federal em questão.
Collections
- Gestão Educacional [294]