Configuração da autopromocionalidade televisual: estratégias de lançamento de um produto midiático em diferentes plataformas
Resumo
O estudo origina-se da perspectiva de alargamento das ações publicitárias para além dos espaços previamente demarcados para sua inserção, como os intervalos comerciais em televisão. Nesse contexto, o estudo aborda a promocionalidade como um fenômeno inerente ao meio televisivo, que se converte em uma função sobredeterminante às demais comumente atribuídas à televisão – informar, entreter e educar –, contamina as ações das emissoras e materializa-se nos textos veiculados, transbordando, inclusive, para a web. Nesse sentido, a promocionalidade se ocupa da programação televisiva como um todo, tanto em favor dos anunciantes externos quanto da própria emissora. A lacuna examinada surge, justamente, da perspectiva transmidiática que envolve a promocionalidade, ou seja, da observação da plataforma televisual e, também, do transbordamento para o ambiente web, a partir do estudo da telenovela Império, produzida e veicula pela TV Globo. O objetivo central do estudo resume-se a analisar, a partir das diferentes configurações assumidas pelas peças autopromocionais, as estratégias empregadas no lançamento da telenovela, tanto na perspectiva de organização interna das peças quanto da integração com diferentes plataformas midiáticas. Para tanto, recorre-se a uma articulação teórico-metodológica que envolve as perspectivas do Círculo de Bakhtin e da semiótica discursiva europeia (greimasiana), a fim de observar as peças de divulgação da telenovela a partir de suas relações com o contexto (nível paratextual), com outros textos que servem de modelo (nível intertextual paradigmático), com outros textos que as precedem e sucedem na cadeia discursiva (nível intertextual sintagmático) e pelos mecanismos internos de composição dos textos (nível intratextual). Os resultados demonstram que, a partir do contexto voltado à valorização da empresa no mercado de comunicação, os diversos formatos empregados, constituído uma verdadeira gramática, reiteram o constante desafio da televisão em reforçar o que é conhecido pelo telespectador e, também, surpreender através da novidade, através da recorrência a um percurso discursivo, temático e figurativo, que leva à apresentação de Império nas plataformas analisadas e pela profusão de estratégias que visam consolidar o programa midiático como uma marca, um meeting point (DI NALLO, 1999). Por fim, entende-se que a televisão aberta recorra à web para alcançar reverberação de seus programas, em busca de um efeito de sentido de infinitas possibilidades, sem alcançar a plenitude de uma televisão interativa, mesmo recorrendo a uma espécie de promoção cruzada para manter sua condição de meio referência em audiência e investimentos publicitários.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: