As estratégias semióticas de estruturação e manifestação de uma me brand: uma análise sobre o atleta Usain Bolt
Resumo
O estudo visa compreender as estratégias de estruturação e manifestação desenvolvidas por Usain Bolt na construção de sua marca pessoal – aqui denominada me brand. A pesquisa amplia e trata com mais profundidade o que foi constatado em um trabalho precedente, na tentativa de preencher algumas lacunas que, por eventualidade, pudessem ter se apontado incompletas ou difusas, além de considerar novas possibilidades no que se refere ao gerenciamento de marca de um indivíduo. Para tanto, utiliza a obra de Andrea Semprini (2006), que define a marca como uma entidade semiótica. A proposta se baseia na aplicação do modelo inteligível de projeto e do modelo sensível semio-narrativo. Após o uso deste último para análise das manifestações, a identidade manifesta é ilustrada para se chegar ao projeto manifesto do atleta. Foi concluído que Bolt, como uma das figuras mais inusitadas do esporte, é uma marca forte, coerente e, por isso, capaz de moldar o ambiente ao seu redor, transcendendo a simples condição inicial de atleta e adquirindo diversos retornos.
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