Avaliação da eficiência dos clientes de uma empresa de serviços contábeis de Tapera - RS
Resumo
As tomadas de decisões nas empresas requerem que a gestão seja feita de forma ampla, não envolvendo apenas resultados financeiros, mas também todas as informações e métricas relevantes para a continuidade e estratégia do negócio. A análise da eficiência de clientes é fundamental, pois são eles os responsáveis pelo faturamento e, consequentemente, por diversos indicadores financeiros ou não, importantes para a empresa. O presente trabalho busca verificar, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), se os clientes com maior participação no faturamento global de um escritório de contabilidade em Tapera/RS são os clientes mais eficientes em relação ao tempo operacional despendido, ou seja, pretende avaliar a relação custo/benefício dos clientes. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, classificada tecnicamente como bibliográfica, com a abordagem do problema de forma qualitativa. A análise de dados é classificada como dedutiva e comparativa, através do método estatístico de quartis. A eficiência dos clientes foi calculada de forma geral e por segmento, comércio e serviços, através do software SIAD (Sistema Integrado de Apoio à Decisão), nas modelagens DEA-CCR e DEA-BCC, ambas com orientação a inputs e outputs. Os resultados apontaram que os clientes que pagam os maiores honorários contábeis são os mais eficientes para os dois setores analisados. Quanto aos alvos propostos de melhoria dos clientes ineficientes caberá a análise do gestor da empresa para avaliar se é possível realizar a implementação, visto que os valores propostos para as mudanças são significativos.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]