As danças tradicionais como meio de resgate da cultura sul-rio-grandense no ensino fundamental
Abstract
Através da Educação Física, a cultura de um povo pode ser
representada, analisada e compreendida, de forma significativa, pelos
gestos e movimentos cotidianos utilizados pelas pessoas e que são
incorporadas pela dança. O objetivo geral desta pesquisa foi utilizar as
danças tradicionais como meio para o conhecimento, a ampliação e o
resgate da cultura sul-rio-grandense, os objetivos específicos buscaram,
identificar os principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª época de
imigração no R.S; identificar algumas danças tradicionais sul-riograndenses,
a partir dos principais povos colonizadores da 1ª e da 2ª
época de imigração; oportunizar estratégias didático-metodológicas para o
ensino das danças tradicionais sul-rio-grandenses na escola; despertar o
interesse pela cultura sul-rio-grandense, através do ensino das danças
tradicionais. A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo descritivo, que
também teve um cunho participativo, tendo como população os alunos do
Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria/RS/BR, e como
amostra os 32 alunos das 2ª séries, do turno da tarde. Os instrumentos
utilizados foram o questionário com perguntas abertas e a observação
(direta e indireta), descrita em um diário de campo e analisada a partir de
um protocolo de observação. Os resultados obtidos nos mostram que a
dança favorece a assimilação do conhecimento histórico-cultural, pois ela
serve como meio de ligação entre o passado e o presente, fazendo com
que as crianças desejem cada vez mais aprender sobre novos assuntos e
também, sobre aqueles que elas não possuem muito conhecimento.
Collections
The following license files are associated with this item: