Educação inclusiva e Instituto Estadual Tiaraju: uma discussão necessária
Resumen
A presente pesquisa, resultado de um trabalho para o Curso de
Especialização em Psicopedagogia Institucional da Universidade Federal
de Santa Maria, realizado em 2005, é um estudo de caso de cunho
qualitativo, sobre as ações do Instituto Estadual de Educação Tiaraju para
efetivar a inclusão de alunos surdos no espaço educacional. Foram
sujeitos da pesquisa: oito professores do ensino regular (um diretor, duas
vice-diretoras, três professoras do Curso Normal, duas professoras das
séries iniciais) e três pais de alunos surdos da classe especial desta
escola. No Referencial Teórico destaco: a evolução da educação especial
através dos tempos; os caminhos da educação de surdos no mundo; a
trajetória do surdo no Brasil; o surdo e as abordagens educacionais; a
história do surdo em São Sepé; e as políticas públicas - diretrizes para a
Educação Especial. Os dados coletados, através de entrevistas semiestruturadas,
foram analisados e transcritos pela entrevistadora. De
acordo com os depoimentos dos participantes da pesquisa (família e
professores), emergiram algumas questões importantes: Descoberta da
Surdez; A Comunicação da Família com o Surdo; A Escolarização do
Surdo e as Dificuldades Encontradas pela Família; O Professor diante dos
Conceitos Integração/Inclusão; As Perspectivas em relação à Escola
Inclusiva - Ações e Dificuldades; O Aluno Surdo na Escola Regularperspectivas
e ações. Na fala dos sujeitos entrevistados, evidenciou-se
que o Processo de Inclusão inicia desde o nascimento do aluno com NEE.
A caminhada para uma Escola Inclusiva é influenciada por inúmeros
aspectos a serem refletidos dentro das escolas regulares, pelos seus
professores e também em diferentes dimensões educacionais e sociais
mais amplas, oportunizando ressignificar conceitos, valores e práticas,
provocando verdadeiras rupturas no modo de perceber e conceber as
diferenças entre os seres humanos. Sendo assim, proponho algumas
possíveis formas de redimensionar a prática dos professores e as
relações entre as inúmeras pessoas que, de forma direta ou indireta,
participam do processo de inclusão do aluno surdo no espaço
educacional regular, entre elas a discussão consciente e aberta,
informações mais objetivas aos pais e professores e, principalmente,
cursos e estudos reflexivos para efetuar uma educação de qualidade para
todos.
Colecciones
- Educação [46]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: