FJSU: um framework para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos
Abstract
Atualmente, os jogos digitais acabam explorando o potencial de mobilidade dos dispositivos móveis, e adicionam recursos ubíquos, como conectividade com diversos tipos de sensores e dispositivos diferentes, além da adaptação de conteúdo em tempo real sem a percepção do jogador dos processos computacionais, sendo estes jogos entendidos como jogos ubíquos. Dentro deste panorama, surgiram os jogos sérios ubíquos, que são aqueles usados em contextos sérios, como a educação, saúde, treinamento, turismo etc. A proposta desses jogos vai ao encontro a necessidade dos professores de integrar as tecnologias ubíquas em ambiente de ensino, no entanto, é percebido que eles possuem dificuldades em adaptar-se às mesmas, enquanto elas já fazem parte do cotidiano dos alunos. Partindo deste princípio, faz se necessário a existência de uma ferramenta, simples o suficiente para que professores e alunos de design de jogos digitais iniciantes consigam utilizá-la na criação de jogos sérios ubíquos. Esta dissertação apresenta a criação de um framework de caixa cinza para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos, denominado FJSU, que entrega ao desenvolvedor uma estrutura que pode ser flexibilizada e adaptada ao conteúdo conforme a proposta do jogo, que é dividida em dois módulos, sendo o primeiro relacionado ao desenvolvimento do jogo, que usa como base a engine Unity, denominado módulo de aplicação, e o segundo responsável pelo armazenamento dos dados do perfil do usuário, denominado módulo web. A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. Como resultados da avaliação final, a partir da análise dos questionários e vídeos gravados durante essa etapa, foi constatado que mesmo com algumas limitações, o framework manteve resultados satisfatórios quanto seu objetivo de oferecer suporte aos alunos de design de jogos digitais como um facilitador na criação de jogos sérios ubíquos, no entanto, foi percebido a necessidade de avaliações específicas para o público docente.
Collections
The following license files are associated with this item: